sábado, 15 de outubro de 2011

Documento do Anchieta do Ensino Fundamental à Pós graduaç PLANO DE ENSINO 2º/2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso PEDAGOGIA Disciplina METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Professor Iara Maria Augusto Costa / Miriam Fernandes Titulação Especialistas Semestre / Módulo 6º semestre Período noturno Série / Ano 2009 Carga Horária Semanal: 4h Semestral: 80h Anual:80h II. Ementa A disciplina proporciona, ao futuro pedagogo, o estudo dos fundamentos teórico- metodológicos para o ensino da Língua Portuguesa, de forma que, munido de conhecimentos teóricos e práticos, diretrizes ética e instrumental didático-metodológico, esteja capacitado a obter sucesso no desempenho de sua função, dando ênfase ao “como se aprende” e implementando uma ação social e cultural. Para isso propõe alternativas para o ensino aprendizagem da língua materna, de forma que o aluno adquira habilidades relativas à utilização de recursos e técnicas de desenvolvimento das linguagens oral e escrita nas atividades de construção do conhecimento da língua, como: leitura, produção e interpretação de textos, análise lingüística e avaliação. III. Objetivos 1. Objetivo Geral: Subsidiar o futuro pedagogo com a diversidade de possibilidades metodológicas e didáticas do ensino da Língua Portuguesa para produção, leitura e interpretação de textos, de forma que desenvolva competências e habilidades para planejar, executar, acompanhar e avaliar a sua prática pedagógica num processo ensino- aprendizagem centrado no modelo ação-reflexão. 2. Objetivos Específicos: ● Propiciar condições para que o aluno possa desenvolver técnicas e materiais pedagógicos relativos à leitura e ao desenvolvimento da linguagem escrita e da interpretação de textos. ● Definir estratégias de leitura e de compreensão de diversos gêneros textuais, orais e/ou escritos. ● Ampliar técnicas de leituras e de produção de textos coletivos e individuais. ● Enfatizar a orientação do processo intertextual para que o aluno reconheça que o texto contém mais do que o sentido das expressões da superfície textual, porque incorpora conhecimentos e experiências cotidianas, atitudes e intenções. ● Conhecer a reforma do ensino pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. ● Desenvolver competências docentes para o ensino e análise lingüística: ortografia, pontuação e elementos morfossintáticos. IV. Conteúdo Programático Parâmetros Curriculares Nacionais, gêneros discursivos, análise lingüística, análise de situações de ensino-aprendizagem, reflexões sobre a prática da leitura e da escrita a partir de agrupamentos interativos, aprender para ensinar, métodos e técnicas docentes. V. Métodos/Técnicas/Recursos A proposta de ensino se baseia na construção do conhecimento, em que o professor é o mediador, um orientador do processo ensino-aprendizagem: o aluno é o sujeito, o cidadão da aula. Sendo assim, os métodos são diversificados, procurando atender às necessidades do grupo, sem abandonar o aspecto da formação individual. Cada assunto será tratado com uma prática diferenciada, que pode ser uma aula expositiva, um debate, leitura, palestra, seminário, dinâmicas de grupo, vídeos, situação-problema, teatro e outros. Os conteúdos trabalhados serão desenvolvidos a partir de projetos para atender às novas propostas educativas municipais e estaduais. VI. Avaliação A avaliação é contínua e será composta da seguinte forma: AI1 - Avaliação interdisciplinar composta pelos trabalhos interdisciplinares. Compreende as práticas acadêmicas e, também, Semana Científica. AI2 - avaliação docente composta por, no mínimo, três instrumentos, que podem ser: atividades individuais e/ou em grupo, provas, desenvolvimento de projetos e participação. Implica conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e profissional. VII. Cronograma das atividades e práticas pedagógicas AULAS Conteúdo Programático Metodologia 1. Recepção aos alunos, discussão e apresentação do plano de ensino. Atividade coletiva 2. Apresentação da proposta de trabalhos com projetos Expositiva / dialogada 3. Parâmetros Curriculares Nacionais Expositiva, dialogada / debate 4. Aprender a ensinar a língua portuguesa, diversidade de textos e temas transversais e como trabalhar com projetos. Atividade discursiva 5. Reflexões sobre o tema da aula anterior, e apresentação do livro “Uma aventura no espaço” de Iara Jardim e Marcos Calili, Atividade em grupo 6. Os blocos de conteúdos e o tratamento didático dado aos projetos pedagógicos e às seqüências didáticas. Expositiva / dialogada 7. Reflexão e síntese sobre o tema da aula anterior (atividade de análise e produção) Atividade em grupo 8. Gêneros discursivos e recursos didáticos Expositiva / dialogada / debate 9. Reflexão sobre o tema da aula anterior Estudo dirigido (em dupla) 10. Métodos diversificados de ensino a partir de um tema transversal Trabalho em grupo – pesquisa 11. Orientação de trabalhos (dissertação, narrativa, descrição, gibi, mímica, teatro, música) organização de uma seqüência didática. Orientação pontual 12. Apresentação dos trabalhos Seminários 13. Ortografia: uma reflexão sobre as normas ortográficas – o que e como aprender ortografia Aula expositiva dialogada 14. Ortografia: Uma prática Bingo ortográfico 15. Aspectos gramaticais: situações de ensino-aprendizagem Filme – A formação de professores 16. Pontuação: a prática em discussão Debate 17. Aspectos gramaticais: contribuições à prática pedagógica Atividade em dupla 18. Avaliação docente: síntese do que foi apresentado até o momento Atividade em dupla 19. Devolutiva da avaliação Atendimento individual 20. Técnicas de leitura e organização de projetos de leitura Expositiva com atividade 21 Prática: produção de texto – refacção de textos clássicos Trabalho em grupo 22. Leitura dos textos produzidos Leitura individual à escolha do professor 23. Para que aprender a escrever Debate 24 Como deve ser a escrita Expositiva / dialogada 25. Prática: produção de texto dissertativo para análise da ortografia e da pontuação Avaliação individual 26. Devolutiva da avaliação Atendimento individual 27. Escrever melhor: a técnica da redação – o texto descritivo Expositiva, dialogada, com exemplos práticos 28. Atividade interativa sobre descrição Proposição de situação problema 29. Escrever melhor: a técnica da narração Música transcrita em diálogos 30. A função do texto narrativo em situações do dia-a-dia – a crônica Pesquisa e prática 31. O texto narrativo ficcional: os elementos da narrativa Leitura de textos, pelo professor 32. A prática da análise lingüística Exibição de filme para análise 33. Análise da estrutura narrativa do filme Expositiva / dialogada 34. As condições para a rescrita do texto Expositiva / dialogada 35. Rescrita de textos narrativos Trabalho em grupo 36. Aprendendo a ensinar escrever Estudo dirigido 37. Prática: elaboração de planos para atividades didáticas sobre as linguagens oral e escrita Orientação pontual 38. Prática: elaboração de planos para atividades didáticas sobre as linguagens oral e escrita Pesquisa e trabalho em grupo 39. Prática: elaboração de planos para atividades didáticas sobre as linguagens oral e escrita Entrega e apresentação 40. Avaliação interdisciplinar Apresentação dos trabalhos do semestre VIII. Bibliografia Básica: Título: Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário Autor: LERNER, Delia, Editora: Artmed Ano 2002 SP Título: Além da Alfabetização Autor: Teberosky, Ana; Tolchinsky, Liliana Editora: Atíca Ano 2005 SP Complementar: Titulo: Parâmetros Curriculares Nacionais Autor: SEF/MEC Editora: SEF/MEC Título: Dificuldades da leitura e da escrita em alunos do ensino básico Autor: Rebelo, José Augusto Silva Editora: Horizonte da Didática Ano 2002 SP Periódicos: Professores responsáveis Assinatura Assinatura do Coordenador: _______________________________________ Assinatura do Diretor: ____________________________________________ Data: _________________

plano de curso sobre leitura e escrita