sábado, 13 de outubro de 2012

Atividade para Educação Infantil


     
   Atividade para Educação Infantil

    1- leia estes poemas junto com o professor.
Depois, faça um desenho ao lado de cada um.



   A CASA
ERA UMA CASA
MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO
NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA
ENTRA NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO
                 Trecho do poema “A casa”,* de Vinicius  de Morais.       

JANGADA
MINHA JANGADA DE VELA,
QUE VENTO QUERES LEVAR?
QUERES O VENTO DA TERRA,
OU QUERES O VENTO DO MAR?
                        Trecho do poema “Jangada” **, de Juvenal Galeno.

Como Avaliar na Educação Infantil



  Como Avaliar?
      O objetivo principal da avaliação na na educação infantil é obter informações sobre o desenvolvimento dos alunos e verificar a
necessidade de alterações nas estratégias adotadas na sala de aula. Ao contrario do que se imagina, não se trata de se avaliar o aluno, e se o ensino, o que inclui aluno, professor e família, entre vários outros fatores que interferem no desenvolvimento da criança. 
        A avaliação, de fato, deve responder à pergunta: O aluno está se desenvolvendo conforme o esperado? Mas também deve responder a outras: O professor está atuando adequadamente? As estratégias adotadas são satisfatórias? A escola é um ambiente agradável e estimulante ? A família está participando do processo, incentivando o aluno e criando condições favoráveis ao seu desenvolvimento? 

        Acreditamos  que na Educação Infantil a Avaliação em natureza e Sociedade
deva ser realizada de forma contínua, e não por meio de uma atividade especificamente
planejada co essa finalidade. 
         É importante observar o aluno se os alunos:
  • Adquirem desenvoltura crescente quanto ao procedimentos de observação, comparação , explicação, descrição e registro.
  • Demonstra ética, cooperação, respeito e solidariedade em situações de convivência.
  • Tem curiosidade em descobrir e conhecer fatos da dimensão social e natural do mundo.
  • Constroem hipóteses para explicar o que desconhecem e compartilham suas ideias com os colegas.
  • Percebe que há relação entre os seres vivos e as condições externas a ele.
  • Reconhece a diversidade cultural do Brasil.