quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Leitura e interpretação textual de história


Escola: ____________________________________ Data:____/___/_____
Professora: ____________________________ Disciplina:______________
Aluno (a): ____________________________Ano :_____ Turno:_________
Atividade
Vamos ler
Quem manda?
          Uma das maiores ambições do ser humano é poder mandar. Mandar na empregada, mandar no chefe, mandar no irmão, mandar no funcionário público.
          No começo de tudo, quando as pessoas se multiplicaram, elas perceberam que era necessário ter um líder para organizar a comunidade. E como organizar sem mandar? Choveram candidatos?
          Foi assim que apareceu o primeiro rei da história da humanidade, O Rei Saul, coroado nos tempos bíblicos. Depois veio o Rei Davi... Depois a rainha Elizabete.
          Houve um tempo em que todo mundo tinha um rei, mas, depois, surgiram outras formas de governos, como presidencialismo.
          O presidencialismo é a forma de comandar o nosso país. Nós, por meio da democracia, escolhemos um presidente para governar. Durante quatro anos ele fica no governo tomando decisões juntamente com o senador e com assembleia  legislativa (formados por senadores e deputados federais respectivamente), mandando e se justificando: “Não se pode agradar a grego e troianos”.

De  acordo a leitura e os nossos conhecimentos, responda as questões:

1-Qual foi a primeira forma de governo que existiu?
_______________________________________________________________
2-Por  que foi necessário eleger o primeiro rei?
_______________________________________________________________
3-Em sua opinião, as pessoas têm mesmo essa vontade de mandar? Por quê?
_______________________________________________________________

4- Faça uma  pesquisa  para  descobrir  mais  sobre  a  formas  de  governo  que  existem, a forma como eles funcionam e onde podemos encontra-las.
                                       
                                            Presidencialismo
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
5-Quem ajuda o presidente a governar?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
6-Faça uma pesquisa sobre o que o presidente não pode fazer.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
7-Vamos pesquisar mais: A sala precisa ser dividida em grupos. Cada grupo vai escolher um partido político brasileiro para estudar sua história, sua ideologia, seus principais projetos para o país e seus principais representantes.
Visite a sede dos partidos na cidade, faça entrevista com os presidentes. Monte um texto para expor para a turma, explicando tudo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

Consu    Consulte o dicionário as seguintes palavras:
Presidencialismo=_______________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

Monarquia=____________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

Parlamentarismo=_______________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

Fonte:Eja 

Operações com divisões



Escola: ____________________________________ Data:____/___/_____
Professora: ____________________________ Disciplina:______________
Aluno (a): ____________________________Ano :_____ Turno:_________
Atividade
Todos os números abaixo são divididos por um mesmo numeral. Tente Descobrir quais são:
       
            45


            120

          155

           205

Todos esses números podem ser divididos por_________________________________
 
            100


           212

          488
  
        950

Todos esses números podem ser divididos por_________________________________

              54


             63

          156

          249

Todos esses números podem ser divididos por_________________________________

            150


             304

           546

             744

Todos esses números podem ser divididos por_________________________________

           305


            450

           470

          900

Todos esses números podem ser divididos por_________________________________

           88


          456

          654

          955


Todos esses números podem ser divididos por_________________________________