sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Conceito de texto Verbal e não Verbal






O TEXTO É SEMPRE VERBAL?

     Não, o texto pode ser também não verbal, como uma fotografia, um

pintura, escultura. Isto é ser constituído por linguagens não verbais.

     TEXTO é um enunciado, verbal ou não verbal, que apresenta unidade de

sentido e intencionalidade comunicativa.

Profª. Suely S Spínola



Atividade sobre adjetivos



 ATIVIDADES
1-    Leia a tirinha a seguir.
a)No 1º quadrinho, que adjetivos o personagem Artur emprega para caracterizar a flor?
____________________________________________________________

 b)No 1º quadrinho que adjetivo  a menina qualifica Artur?
____________________________________________________________

2-Os adjetivos linda e graciosa caracterizam fisicamente a Flor da tira acima enquanto o adjetivo perfumada caracteriza o aroma que a flor  isala isto é descreve seu modo de ser. E você, como é fisicamente? Empregue  adjetivos para caracterizar-se. _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
3-Empregando adjetivos e locuções adjetivas, rediga um pequeno texto descrevendo como você quer ser quando for adulto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Reescreva as frases a seguir, substituindo as locuções adjetivas destacadas por adjetivos correspondentes.
Consulte o vocabulário no final do exercício e faça as adaptações necessárias.

a)Esse paciente apresenta características de cabelos diferentes. _______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
b)Eram tempos de ouro, aqueles!
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
c)Vou estudar no período da tarde, e meu irmão no período da noite.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
d)Os raios da lua batiam no alpendre da casa.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
e)O tempo escurecia, nuvens de chumbos tomavam a paisagem.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
f)Os eventos culturais das cidades têm aumentado muito ultimamente.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
g)O parque de fábricas da cidade tende a aumentar.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
h)Naquele trecho, nos dias chuvosos, as águas das chuvas encontravam-se com as águas do rio.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
i)A polícia descobriu o autor do crime por suas impressões de dedos.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
VOCABULÀRIO

Pluvial     fluvial     capilar    plúmbeo     fabril     áureo     digital    humano    

Futebolístico    urbano     lunar    solar    matutino    vespertino    noturno



Classificação dos adjetivos
Os Adjetivos podem ser classificados em:
Simples →são os adjetivos formados por uma só palavra:
Ex. Professor exigente.           Menina Inteligente.
Compostos→são os adjetivos formados por duas ou mais palavras:
Ex. Vestido cor-de-rosa.             Acordo euro-brasileiro.

Profª. Suely S Spínola


Locução Adjetivas


Locuções Adjetivas



Nada deixa você mais para cima do que ver seu filho crescer forte e saudável.  Feliz Dia das Mães.
   
(Propaganda da marca Sustagen,  realizada pela Veja, 15/05/ 2002)

No anuncio, a expressão das Mães caracteriza o substantivo Dia. No lugar dessa expressão poderíamos empregar outros adjetivos. Observe:

                   Dia              bonito            ensolarado
                                       chuvoso         feliz

          Em Dia das Mães, a expressão das Mães tem o mesmo valor de um adjetivo; porém, como é formada por mais de uma palavra, recebe o nome de locução adjetiva.
          Em algumas situações, as locuções adjetivas podem ser substituídas por um adjetivo equivalente. Veja:
Exposição de selos  → exposição filatélica
Amor de filho → amor filial

ADJETIVO



ADJETIVO
Construindo o Conceito
Leia com atenção o poema a seguir, de Vinícius de Morais, observando como as borboletas
são caracterizadas.

As borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas  brancas
São alegres e francas.

Borboletas  azuis
Gostam muito de luz.

As amarelas
São bonitinhas!

E as pretas, então...
Oh, que escuridão!
         
                    ( Para Gostar de Ler – Poesias. São Paulo: Ática. 1980.v. 6, p. 28.)

Interpretação de texto:
a)Em quantos grupos o poeta classifica as borboletas?  ______________________________________________________________


b)Para se referir aos grupos de borboletas, o poeta considera determinadas características de cada um. Que característica as borboletas de cada grupo têm em comum?_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
     
 Conceito
Conforme você pôde observar no poema, certas palavras da língua desempenha  o importante papel de caracterizar os seres. Enquanto o substantivo é a palavra que nomeia os seres, o adjetivo é a palavra que modifica  o substantivo, indicando tamanho, cor, tipo, beleza, defeito, enfim, as características do ser nomeado pelo substantivo.

Assim:
As palavras que modificam os substantivos, atribuindo-lhes características,

são chamadas

ADJETIVOS.


Desse modo, em borboletas ,brancas,  azuis , amarelas e pretas, temos quatro ADJETIVOS – brancas, azuis, amarelas e pretas  - , empregados para caracterizar o SUBSTANTIVO  borboletas.

Profª. Suely S. Spínola