sábado, 10 de agosto de 2013





Cursos Online é Cursos 24 Horas






http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao80922




Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site



Sistema de Afiliados
-
Cursos 24 Horas


http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao80922&url=afiliados

Tipologia de texto



Tipologia textual  é a forma como um texto se apresenta. As tipologias existentes são:  descrição, narração,  dissertação,  exposição,  injunção,  diálogo  e entrevista. É
importante que não se confunda tipo textual com gênero textual.
Tipos
Explicação
O objetivo do texto é passar conhecimento para o leitor. Nesse tipo textual, não se faz a defesa de uma ideia. Exemplos de textos explicativos são os encontrados em manuais de instruções.
Informativo
Texto informativo, tem a função de informar o leitor a respeito de algo ou alguém, é o texto de uma notícia de jornal, de revista, folhetos informativos, propagandas. Uso da função referencial da linguagem, 3ª pessoa do singular. 3ª pessoal do plural.
Descrição
Um  texto  em que se faz um  retrato  por escrito de um lugar, uma  pessoa, um  animal  ou um  objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o  adjetivo, pela
sua  função  caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade  e posterioridade. Significa "criar" com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se refere.
Narração
Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real.
Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, como o  Chapeuzinho Vermelho ou a  Bela Adormecida, até as picantes piadas do cotidiano.
Dissertação
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com
o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
Exposição
Apresenta informações sobre assuntos, expõe ideias; explica, avalia, reflete. (analisa ideias).
1.  Estrutura básica:
2.  Ideia principal;
3.  Desenvolvimento;
4.  Conclusão.
Uso de linguagem clara. Ex: ensaios, artigos científicos, exposições,etc.

Primeiras danças no Brasil



   Quem dança seus males espanta. 

        No Brasil, as primeiras danças são de rituais indígenas ligadas a diversas cerimônias que marcam a evolução da vida individual e do grupo social. Os índios sempre dançaram e dançam, quer seja para festejar uma caçada, uma colheita, desejar uma cura ou funeral. É comum os índios usarem chocalhos, guizos, pintarem o corpo, usarem máscaras e marcarem o ritmo com a batida dos pés. 
        Foi com a presença dos jesuítas, especialmente José de Anchieta, que foi empregado o último ritmo cateretê para fazer com que os índios participassem das Festas de Nossa Senhora da Conceição, Sta Cruz, Espírito Santo e outras. 
          No século XVI, chegam ao Brasil as primeiras levas  de escravos africanos.Os negros cantam, movimentam o corpo, acompanhados de batidas de palmas e pés. O convívio com o branco fez com que os negros assimilassem danças européias, como
por exemplo, o fandango, a dança de São Gonçalo, os reisados e outros. 
          Herdamos da Espanha danças como meia-canha, a cachucha e a tirana. D. Pedro ll, o segundo imperador do Brasil, gostava de dançar polca, valsa e outras danças da época. 
          O carnaval chegou até nós trazidos pelos portugueses, que o denominavam entrudo. 
         O primeiro baile de máscaras realizou-se no Rio de Janeiro, em 1835. em 1916, o samba invade o Rio de Janeiro e se torna a dança nacional. 

Fonte: Apostila de Arte