sábado, 24 de junho de 2017


Como desenvolver o sentido do texto?
     Quando falamos em leitura, estamos focando no leitor indicado nos Parâmetros curriculares Nacional-PCNs (BRASIL,1998): o leitor competente. Segundo os PCNs, este leitor é capaz de selecionar textos que atendam aos seus desejos e necessidades,realizando com eles, de forma autônoma, um trabalho ativo de compreensão e interpretação de forma tal que ele põe em jogo tudo que sabe para descobrir o que não sabe. Então diante dessas asserções, o que é a leitura?
     A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seus conhecimentos sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificação letra por letra, palavra por palavra. trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposições feitas (BRASIL, 1998,p. 69-70). 

Observação
     A proficiência da leitura é a principal  causa das dificuldades  dos alunos em interpretarem e produzirem textos.  A   maioria  não
"gostam de ler", se não há interesse pela leitura como superar essas "deficiências"? É necessário intervenções que demonstrem a real importância dessa aquisição que depende exclusivamente do indivíduo. 
Suely Spínola