sábado, 29 de setembro de 2012

Modelo de Declaração

 

Modelo de Declaração


Declaração

          Ana Maria, brasileira, casada, comerciante, portadora da carteira de identidade nº  ______________________,  CPF nº______________________,Residente e  domiciliada  à  Rua  Irati,  1180,  nesta  cidade,  e  Manoel  Júnior,brasileiro, solteiro,  bancário,  portador  da  carteira de  identidade nº__________________________, CPF nº_____________________, residente e domiciliar à Rua Marajó, 400, nesta cidade, declaram que Sérgio Júnior, brasileiro, casado, filho de Eduardo Júnior , portador da carteira de identidade nº___________________________, CPF nº _______________________ residente  e domiciliado  na Rua Rocha Pombo, 285 – Ap. 232, nesta cidade, é pessoa de irrepreensível idoneidade moral, nada tendo conhecimento que possa desabonar sua conduta pessoal e profissional.

Cidade Caitanos, 22 de março de 2002.


domingo, 23 de setembro de 2012

Arte Moderna no Brasil e a Semana de 1922




Leitura e interpretação textual


Arte

Texto

A melhor banda de todos os tempos da última semana

Quinze minutos de fama
Mas um pros comerciais
Quinze minutos de fama
Depois descanse em paz
(...)
A melhor banda de todos os tempos da
última semana
O melhor disco dos últimos anos de ass
sucesso do passado
O maior sucesso de todos os tempos
Entre os dez maiores fracassos.

                                       Composição de Branco Mello e Sérgio Brito.
                                       In. Titãs. A melhor banda de todos os tempos da última semana.
                                       Abril Music, 2001

Agora pense sobre a letra, discuta com seus colegas e, juntos, deem suas opiniões sobre as seguintes questões.

1- tempos da última semana? Como pode uma banda ser a melhor de todos os tempos só na última semana? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Você se lembra de alguma banda ou música que fez muito sucesso por pouco tempo e da qual depois não se ouviu mais falar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Repentinamente, músicas, bandas, artistas são esquecidos, “Saem de moda”. Por que isso acontece?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Você já ouviu essa expressão “quinze minutos de fama”? O que ela significa no trecho da música?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Que ideia a música pretende transmitir?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Semana da Arte Moderna


A Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.

Durante uma semana a cidade entrou em plena ebulição cultural, sob a inspiração de novas linguagens, de experiências artísticas, de uma liberdade criadora sem igual, com o conseqüente rompimento com o passado. Novos conceitos foram difundidos e despontaram talentos como os de Mário e Oswald de Andrade na literatura, Víctor Brecheret na escultura e Anita Malfatti na pintura.



O movimento modernista eclodiu em um contexto repleto de agitações políticas, sociais, econômicas e culturais. Em meio a este redemoinho histórico surgiram as vanguardas artísticas e linguagens liberadas de regras e de disciplinas. A Semana, como toda inovação, não foi bem acolhida pelos tradicionais paulistas, e a crítica não poupou esforços para destruir suas idéias, em plena vigência da República Velha, encabeçada por oligarcas do café e da política conservadora que então dominava o cenário brasileiro. A elite, habituada aos modelos estéticos europeus mais arcaicos, sentiu-se violentada em sua sensibilidade e afrontada em suas preferências artísticas.
A nova geração intelectual brasileira sentiu a necessidade de transformar os antigos conceitos do século XIX. Embora o principal centro de insatisfação estética seja, nesta época, a literatura, particularmente a poesia, movimentos como o Futurismo, o Cubismo e oExpressionismo começavam a influenciar os artistas brasileiros. Anita Malfatti trazia da Europa, em sua bagagem, experiências vanguardistas que marcaram intensamente o trabalho desta jovem, que em 1917 realizou a que ficou conhecida como a primeira exposição do Modernismo brasileiro. Este evento foi alvo de escândalo e de críticas ferozes de Monteiro Lobato, provocando assim o nascimento da Semana de Arte Moderna.


O catálogo da Semana apresenta nomes como os de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Yan de Almeida Prado, John Graz, Oswaldo Goeldi, entre outros, na Pintura e no Desenho; Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, na Escultura; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, na Arquitetura. Entre os escritores encontravam-se Mário e Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, e outros mais. A música estava representada por autores consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernani Braga e Frutuoso Viana.

Em 1913, sementes do Modernismo já estavam sendo cultivadas. O pintor Lasar Segall, vindo recentemente da Alemanha, realizara exposições em São Paulo e em Campinas, recepcionadas com uma certa indiferença. Segall retornou então à Alemanha e só voltou ao Brasil dez anos depois, em um momento bem mais propício. A mostra de Anita Malfatti, que desencadeou a Semana, apesar da violenta crítica recebida, reunir ao seu redor artistas dispostos a empreender uma luta pela renovação artística brasileira. A exposição de artes plásticas da Semana de Arte Moderna foi organizada por Di Cavalcanti e Rubens Borba de Morais e contou também com a colaboração de Ronald de Carvalho, do Rio de Janeiro. Após a realização da Semana, alguns dos artistas mais importantes retornaram para a Europa, enfraquecendo o movimento, mas produtores artísticos como Tarsila do Amaral, grande pintora modernista, faziam o caminho inverso, enriquecendo as artes plásticas brasileiras.

A Semana não foi tão importante no seu contexto temporal, mas o tempo a presenteou com um valor histórico e cultural talvez inimaginável naquela época. Não havia entre seus participantes uma coletânea de idéias comum a todos, por isso ela se dividiu em diversas tendências diferentes, todas pleiteando a mesma herança, entre elas o Movimento Pau-Brasil, o Movimento Verde-Amarelo e Grupo da Anta, e o Movimento Antropofágico. Os principais meios de divulgação destes novos ideais eram a Revista Klaxon e a Revista de Antropofagia.
O principal legado da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus, e dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional.

        Por Ana Lúcia Santana

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_de_Arte_Moderna
http://www.pitoresco.com/art_data/semana/index.htm

domingo, 9 de setembro de 2012

Globo Terrestre



A Terra: nossa casa






      A Terra é o planeta em que vivemos.Ela está aproximadamente a  150  milhões  de  quilômetros  do sol. Dentre as  várias  formas  pelas quais podemos representar a Terra estão o globo terrestre e o
planisfério.

  Como o homem representa a terra



         O globo terrestre (ao lado) mostra as diferentes partes que compõem a superfície da terra, indicadas por linhas, cores e palavras. A esfera é a representação que mais se aproxima da forma da terra.
         O planisfério é a outra forma de representar nosso planeta; ele mostra a superfície da terra de forma plana. Há, ainda, outra forma de representação e que você já conhece: são os mapas, que mostram parte da superfície terrestre.


                                                  Globo Terrestre                                                                                           





        


        Para localizarmos um lugar na superfície do planeta, foram convencionadas linhas
imaginárias no globo e no planisfério: os meridianos e os paralelos.


     

                                                                                              Planisfério do planeta terra

MERIDIANOS são círculos imaginários verticais que dividem a terra, passando pelos polos.


Há vários meridianos, mas o principal é o GREENWICH. É a partir desse meridiano que dividimos a terra em leste e oeste.
PARALELAS são linhas imaginárias horizontais que circundam a terra.





        O Equador é o principal paralelo: divide a terra em dois hemisférios, o hemisfério Norte e o hemisfério Sul. Outros paralelos importantes são o Trópico de Câncer, o círculo polar Ártico (no hemisfério Norte),o Trópico de Capricórnio e o círculo Polar Antártico ( no hemisfério Sul ).
Vivemos na superfície da terra. Observando o Planisfério, podemos identificar a parte liquida e a parte sólida que formam nosso planeta. Outra convenção que facilita o estudo de um mapa é a representação da parte líquida pela cor azul. Oceanos, mares, rios e lagos correspondem a dois terços da superfície da terra; por isso, não estranhe a cor azul em boa parte de um mapa.
        Compostos por imensa quantidade de água salgada, nossos quatro oceano são: o Pacífico, o Atlântico, o Índico e o Glacial ÁrticoA parte sólida da terra são nossos continentes e ilhas.Temos seis continentes: Ásia, África, América, Europa, Oceania e Antártida.
É possível perceber em inúmeras ilhas no planisfério desta página. Você já aprendeu que ilha é uma porção de terra cercada de água. Também notamos no mapa que a América aparece subdividida em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul.

De acordo com o texto responda:
1- A terra pode ser representada de várias maneiras. Qual é o tipo de representação que mais se assemelha ao seu formato?
________________________________________________________________________

2- Observe o planisfério e responda.
a) A Colômbia faz parte com quais países?
________________________________________________________________________


b) O Suriname Faz fronteira com o Brasil?
(     ) Sim                                   (     ) Não

c) Qual o país localizado a sul do Brasil?
(     ) Sim                                   (     ) Não

d) A leste do Brasil, temos:
_______________________________________________________________

e) O meridiano de GREENWICH passa por quais desses países?

(     ) Islândia              (     ) México                 (     ) Brasil

(    ) Zaire                    (     ) Mali                      (     ) França

f)Descubra as letras que faltam para formar o nome de cada país.

• _____ Í____B____I____
• RÚ____ ____ ____ ____
• ____ ____ DÃO
• J____ ____ÃO
• A____ ST____ÁLI____

g)Qual dos países acima sediou as Olimpíadas 2000?
_______________________________________________________________

3- Complete:

a) Meridianos são círculos imaginários _________________que

Dividem a terra, passando pelos polos.

b) Paralelos são linhas imaginárias __________________que circundam a terra.

c) O principal paralelo que divide a terra é o _________________.

d) Temos __________ continentes. São eles: ____________________,

____________________, ___________________, _________________,

_____________________ e _______________________.

e) O Brasil está situado na América _____________________________.