Regência de alguns Verbos
Agradar
Transitivo direto quando
significa “acariciar”, “afagar”.
Ex.:
Agradei o cachorrinho e ele me deixou passar.
É transitivo indireto no
sentido de “contentar”, “satisfazer”.
Ex.: As
críticas não agradaram ao deputado.
Aspirar
Transitivo direto
quando significa “sorver”, “respirar”.
Ex.:
Afrouxou a gravata e aspirou lentamente o ar que entrava.
É transitivo
indireto no sentido de “pretender”, “desejar”.
Nesse caso, o objeto indireto vem introduzido pela preposição a (ou
por), não admitindo a substituição pela forma
pronominal lhe ( ou lhes ), mas
somente por ele(s) ou ela(s).
Ex.:
Aspiramos uma programação de qualidade. ( aspiramos a ela.)
Assistir
É transitivo
indireto no sentido de “estar presente”, “presenciar” .Com esse significa, o objeto direto
deve ser regido pela preposição a. Se for expresso
Por pronome da 3ª pessoa,
exigirá a forma a ele(s) a ela(s), e não lhe(s).
Ex.:
Assisti a alguns ensaios. ( Assisti a eles.)
Na língua informal,
é usado com objeto direto.
Ex.:
Assistir o jogo, um filme.
É transitivo
indireto no sentido de “favorecer”, “caber ( direito
ou razão a alguém)”. Nesse caso, pode construir-se com a forma pronominal
lhe(s).
Ex.:
Assiste ao moderador de um debate o direito de intervir. ( O direito
assiste-lhe.)
Usa-se, indiferentemente,
como transitivo direto ou indireto nos sentidos
de “acompanhar”, ajudar, prestar assistência”, “socorrer”.
Ex.: Os voluntários
assistiram os desabrigados pela chuva.
O médico assistiu ao doente.
Chegar
Verbo transitivo que
exige a preposição a quando há indicação de
lugar.
Ex.: os
candidatos atrasados chegaram ao local do exame muito nervosos.
No uso popular, é mais
frequente a preposição em.
Ex.: Cheguei
no local.
Ensinar
Constrói-se com objeto direto de “coisa” e indireto
de “pessoa” (ensinar “alguma coisa” a “alguém”):
Ex.: Nós lhe objeto indireto) ensinamos algumas técnicas (objeto direto).
Quando se omite a “coisa” ensinada,
a denominação da “pessoa” costuma funcionar
como objeto direto:
Ex.: Um texto bem escrito ensina o escritor
principiante.
Nos sentidos de “adestrar”, “educar”
, usa-se como objeto direto:
Ex.: A experiência o ensinaria.
Esquecer
É transitivo
direto no sentido de “sair da lembrança”:
Ex.: Esquecemos as anotações sobre a mesa.
É transitivo
indireto introduzindo pela preposição de,
quando pronominal:
Ex.: Esqueceu-se da agenda.
Na linguagem formal, ocorreu
ainda:
Esqueceu-me a imagem de
minha mãe.
Na linguagem informal, é
comum a construção com objeto indireto e verbo não pronominal.
Observação: O verbo lembrar tem a mesma regência do verbo esquecer.
Informar, avisar,
notificar.
São verbos transitivos diretos, que admitem duas possibilidades:
O objeto
direto é a coisa, o indireto é a pessoa:
Informou as regras aos
visitantes do parque.
O objeto direto é a
pessoa, o indireto é a coisa:
Informou os visitantes do parque sobre as regras.
Fonte: www.conhecimentoeducacao.blogspot.com