terça-feira, 20 de agosto de 2013

Situações Problemas com Frações


SITUAÇOES-PROBLEMA para introdução do tema frações.  Devem ser resolvidas sem qualquer conhecimento prévio.

SITUAÇOES-PROBLEMA para introdução do tema frações.  Devem ser resolvidas sem 

2) Duas meninas comeram igualmente uma pizza do mesmo tamanho e, de modo semelhante, quatro meninos comeram igualmente uma pizza do mesmo tamanho.
·         Eles comeram o mesmo pedaço de pizza?
·         Quem comeu mais – menino ou menina?
·         E se fossem 3 adultos, para comer igualmente uma pizza como a das crianças, eles comeriam mais ou menos do que comeu um menino e do que comeu uma menina?

3) 3 chocolates para 4 crianças. Se todos comem igual, quanto cada um come?

4) A jarra estava cheia de água. Graça bebeu metade da água e Lúcia bebeu metade do que sobrou. Quanto de água ficou na jarra?

(contexto para introdução da palavra um quarto – sem símbolo)

 5) O bolo está dividido em 2 metades. Uma metade está dividida em 5 fatias iguais. Cada fatia chama-se 1 décimo do bolo. Você consegue imaginar a razão desse nome?

6) Para fazer um leite batido, foram misturados:
  • meio litro de leite
  • 1 quarto de litro de suco de laranja
  • 1 quarto de suco de acerola
Qual a quantidade total ?

7) Dividir 10 doces igualmente para 6 crianças. Quanto cada uma recebe?

8) No prato havia um pedaço de pizza. Colocaram mais meia pizza e ficou um total de 3 quartos de pizza.
Quanto de pizza havia inicialmente no prato?

9) Bebi um litro e meio de água e meu irmão bebeu meio litro a mais do que eu. Quanto ele bebeu?

10) Na casa de Luís cozinha-se uma xícara e meia de arroz por dia. Durante uma semana, quanto de arroz se gastará?

12) O bolo foi dividido em 12 partes iguais. Eduardo comeu 1 quarto do bolo, Andressa e Giulia comeram 2 pedaços cada uma e Bruno comeu o resto do bolo.
Quantos pedaços Bruno comeu?

15) Uma professora tinha 10 alunos. Ela dividiu uma goiabada em 10 pedaços, para dar um pedaço a cada aluno. Mas três alunos não quiseram. Dois desses eram irmãos e deram seus pedaços para um primo, da mesma sala. O outro menino deu seu pedaço para um outro colega da classe. No lanche, os colegas comeram os pedaços que ganharam.
Quantos meninos comeram goiabada? Quantos alunos comeram mais do que um pedaço? Quantos pedaços eles comeram?

SBEM-DF/ SMED