sábado, 14 de setembro de 2013

Regência Verbal



 Regência de alguns Verbos
Agradar
Transitivo direto quando significa “acariciar”, “afagar”.
Ex.: Agradei o cachorrinho e ele me deixou passar.
É transitivo indireto no sentido de “contentar”, “satisfazer”.
Ex.: As críticas não agradaram ao deputado.

Aspirar
Transitivo direto quando significa “sorver”, “respirar”.
Ex.: Afrouxou a gravata e aspirou lentamente o ar que entrava.
É transitivo indireto no sentido de “pretender”, “desejar”.
Nesse caso, o objeto indireto vem introduzido pela preposição a (ou por), não admitindo a substituição pela forma pronominal lhe ( ou lhes ), mas somente por ele(s) ou ela(s).
Ex.: Aspiramos uma programação de qualidade. ( aspiramos a ela.)

Assistir
É transitivo indireto no sentido de “estar presente”, “presenciar” .Com esse significa,  o objeto direto deve ser regido pela preposição a. Se for expresso
Por pronome da 3ª pessoa, exigirá a forma a ele(s) a ela(s), e não lhe(s).
Ex.: Assisti a alguns ensaios. ( Assisti a eles.)
Na  língua informal, é usado com objeto direto.
Ex.: Assistir o jogo, um filme.
É transitivo indireto no sentido de “favorecer”, “caber ( direito ou razão a alguém)”. Nesse caso, pode construir-se com a forma pronominal lhe(s).
Ex.: Assiste ao moderador de um debate o direito de intervir. ( O direito assiste-lhe.)
Usa-se, indiferentemente, como transitivo direto ou indireto nos sentidos de “acompanhar”, ajudar, prestar assistência”, “socorrer”.
Ex.: Os voluntários assistiram os desabrigados pela chuva.
       O médico assistiu ao doente.

Chegar
Verbo transitivo que exige a preposição a quando há indicação de lugar.
Ex.: os candidatos atrasados chegaram ao local do exame muito nervosos.
No uso popular, é mais frequente a preposição em.
Ex.: Cheguei no local.

Ensinar
Constrói-se com objeto direto de “coisa” e indireto de “pessoa” (ensinar “alguma coisa” a “alguém”):
Ex.:  Nós lhe objeto indireto) ensinamos algumas técnicas (objeto direto).
Quando se omite a “coisa” ensinada, a denominação da “pessoa” costuma funcionar  como objeto direto:
Ex.:  Um texto bem escrito ensina o escritor principiante.
Nos sentidos de “adestrar”, “educar” , usa-se como objeto direto:
Ex.:  A experiência o ensinaria.

Esquecer
É transitivo direto no sentido de “sair da lembrança”:
Ex.:  Esquecemos as anotações sobre a mesa.
É transitivo indireto introduzindo pela preposição de, quando pronominal:
Ex.:  Esqueceu-se da agenda.
Na linguagem formal, ocorreu ainda:
Esqueceu-me a imagem de minha mãe.
Na linguagem informal, é comum a construção com objeto indireto e verbo não pronominal.

Observação: O verbo lembrar tem a mesma regência do verbo esquecer.
Informar, avisar, notificar.
São verbos transitivos diretos, que admitem duas possibilidades:
O objeto direto é a coisa, o indireto é a pessoa:
Informou as regras aos visitantes do parque.
O objeto direto é a pessoa, o indireto é a coisa:
Informou os visitantes do parque sobre as regras.

Fonte: www.conhecimentoeducacao.blogspot.com