Como Avaliar?
O objetivo principal da avaliação na na educação infantil é obter informações sobre o desenvolvimento dos alunos e verificar a
necessidade de alterações nas estratégias adotadas na sala de aula. Ao contrario do que se imagina, não se trata de se avaliar o aluno, e se o ensino, o que inclui aluno, professor e família, entre vários outros fatores que interferem no desenvolvimento da criança.
A avaliação, de fato, deve responder à pergunta: O aluno está se desenvolvendo conforme o esperado? Mas também deve responder a outras: O professor está atuando adequadamente? As estratégias adotadas são satisfatórias? A escola é um ambiente agradável e estimulante ? A família está participando do processo, incentivando o aluno e criando condições favoráveis ao seu desenvolvimento?
Acreditamos que na Educação Infantil a Avaliação em natureza e Sociedade
deva ser realizada de forma contínua, e não por meio de uma atividade especificamente
planejada co essa finalidade.
É importante observar o aluno se os alunos:
- Adquirem desenvoltura crescente quanto ao procedimentos de observação, comparação , explicação, descrição e registro.
- Demonstra ética, cooperação, respeito e solidariedade em situações de convivência.
- Tem curiosidade em descobrir e conhecer fatos da dimensão social e natural do mundo.
- Constroem hipóteses para explicar o que desconhecem e compartilham suas ideias com os colegas.
- Percebe que há relação entre os seres vivos e as condições externas a ele.
- Reconhece a diversidade cultural do Brasil.