sábado, 3 de agosto de 2013

No processo de escuta de texto orais


 
 No processo de escuta de textos orais, espera-se que o aluno:
ü Amplie, progressivamente, o conjunto de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos sentidos do texto. Esse conjunto de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais está relacionado aos  vários aspectos envolvidos na situação do texto oral: fônicos, fonológicos, de entonação ou timbre de voz, o contexto de comunicação, os interlocutores envolvidos, o espaço em que a fala se dá, entre outros.
ü Reconheça a contribuição complementar dos elementos não-verbais (gestos, expressões faciais, postura corporal);
ü Utilize a linguagem escrita, quando for necessário, como apoio para registro, documentação e análise;
ü Amplie a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir a ou recusar as posições ideológicas sustentadas em seu discurso.

No processo de produção de textos orais, espera-se que o aluno:
ü Planeje a fala pública usando a linguagem escrita em função das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos;
ü Monitore seu  desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores e reformulando o planejamento prévio, quando necessário;
ü Considere possíveis efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais;
ü Considere os papéis assumidos pelos participantes, ajustando o texto à  variedade linguística adequada (esse conceito está relacionado com a ideia de que a língua não é usada de modo
homogêneo por todos os seus falantes, pois este uso está sujeito a variações de época, de região, de classe social etc., além de precisar se adequar a diferentes situações (formais e informais), a diferentes lugares sociais e campos discursivos (profissionais, acadêmicos, religiosos etc.) e assim por diante. Isto é, nem individualmente podemos a firmar que o uso da língua seja uniforme: dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades.
ü Saiba utilizar e valorizar o repertório linguístico de sua comunidade na produção de textos.