No processo de escuta de textos orais, espera-se que o aluno:
ü Amplie, progressivamente, o
conjunto de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na
construção dos sentidos do texto. Esse conjunto de conhecimentos discursivos,
semânticos e gramaticais está relacionado aos
vários aspectos envolvidos na situação do texto oral: fônicos,
fonológicos, de entonação ou timbre de voz, o contexto de comunicação, os
interlocutores envolvidos, o espaço em que a fala se dá, entre outros.
ü Reconheça a
contribuição complementar dos elementos não-verbais (gestos, expressões faciais,
postura corporal);
ü Utilize a
linguagem escrita, quando for necessário, como apoio para registro, documentação
e análise;
ü Amplie a capacidade de
reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir a ou recusar as
posições ideológicas sustentadas em seu discurso.
No
processo de produção de textos orais, espera-se que o aluno:
ü Planeje a
fala pública usando a linguagem escrita em função das exigências da situação e
dos objetivos estabelecidos;
ü Monitore seu desempenho oral, levando em conta a intenção
comunicativa e a reação dos interlocutores e reformulando o planejamento
prévio, quando necessário;
ü Considere
possíveis efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos
não-verbais;
ü Considere os
papéis assumidos pelos participantes, ajustando o texto à variedade linguística adequada (esse conceito
está relacionado com a ideia de que a língua não é usada de modo
homogêneo por todos os seus falantes, pois
este uso está sujeito a variações de época, de região, de classe social etc.,
além de precisar se adequar a diferentes situações (formais e informais), a
diferentes lugares sociais e campos discursivos (profissionais, acadêmicos, religiosos
etc.) e assim por diante. Isto é, nem individualmente podemos a firmar que o
uso da língua seja uniforme: dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar
diferentes variedades.
ü Saiba utilizar e valorizar
o repertório linguístico de sua comunidade na produção de textos.